QUER SER FILÓSOFO?

Recebo, através das redes sociais, muitas mensagens de diversas partes do mundo, perguntando-me sobre “como tornar-se um bom filósofo”. Em tal pergunta se percebe o germe da vaidade se alastrando por dentro... 

Atualmente, ser ovacionado, receber likes, ter seguidores, ser citado…, isto é, parecer pessoa de conteúdo, independentemente de ser _e, se possível, obter o máximo de lucro com esse “parecer”_ é o que mais importância tem para as pessoas, infelizmente.

Como é que se torna um bom filósofo? Querendo tornar-se um bom ser humano! Isto é, tornando-se uma pessoa melhor, dia a dia. O ser filósofo não se dá por escolher tornar-se, mas por uma postura frente à própria vida e à existência em si.

Enquanto se pensar em “ser filósofo”, o melhor que conseguirá será tornar-se erudito, um bom pesquisador ou bom professor de filosofia, coisas que possuem grande valor e devem ser buscadas. Mas, antes de tudo, no final de todas as contas, tudo que podemos buscar _como fim último e, consequentemente, sendo originado no cerne da nossa mais intensa vontade_ é ser melhores, cada vez mais, dentro dos limites do entendimento de cada um sobre o que seja isso de “melhor”.

Conclusão: ser filósofo é uma “acontecência…”.


Obs.: do livro O HOMEM: Entre Espinhos e Flores, de Cesar Tólmi. Link para o livro: https://loja.uiclap.com/titulo/ua28259

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNTESE AUTOBIOGRÁFICA

LIVROS DE CESAR TÓLMI